Natação - Guadalajara 2011





O Flamengo conseguiu uma marca impressionante nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O Rubro-negro conquistou 10 medalhas de ouro, seis de prata e sete de bronze. Comparando com o desempenho no Pan do Rio de Janeiro, realizado em 2007, o clube teve um aumento de sete medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Sendo assim, se fosse um país, o Mais querido do Brasil ficaria em nono colocado no quadro de medalhas, a frente de países como Chile, Uruguai e Peru, por exemplo.

Na natação, o Flamengo ganhou o maior número de medalhas, 10. Nos 200m borboleta, com Leonardo de Deus, no revezamento 4x100m livre, com Cesar Cielo, Nicholas Santos e Henrique Rodrigues, e medley, com Cielo, além dos 100m e 50m masculino, mais uma vez com Cielo, levou ouro. Ainda foram conquistadas três pratas, nos 400m medley e nos revezamentos 4x200m livre masculino e feminino, com Joanna Maranhão e Leonardo Deus, e dois bronzes nos 200m medley masculino e feminino, com Joanna Maranhão e Henrique Rodrigues.

Com três medalhas de ouro, a ginástica foi o esporte que conseguiu o segundo melhor desempenho para o Flamengo. Diego Hypolito, Sérgio Sasaki e Pétrix Aguiar foram ouro por equipe. Hypolito ainda venceu as competições de solo e salto. Daniele Hypolito ainda conquistou duas medalhas de bronze na trave e no solo.

O remo rendeu dois ouros, com Sebastian Fernandez no quatro sem aberto masculino e com Santiago Fernandez no four-skiff aberto, além de uma prata e uma bronze, com Fabiana Beltrame no single-skiff peso leve e com Sebastian Fernandez no oito mais, respectivamente.

A canoagem rubro-negra voltou do México com duas medalhas de prata, conquistadas por Ronilson Matias e Erlon Souza no C2 1000m masculino e por Nivalter Santos no C1 200m masculino.

No nado sincronizado, Giovana Stephen, Lorena Molinos, Maria Eduarda Pereira, Joseane Martins e Jéssica Noutel foram bronze na rotina livre por equipe, assim como Marina, Cecília e Manuela Canetti foram no pólo aquático feminino.







A presidente do Flamengo, Patricia Amorim, recebe o velocista Cesar Cielo e seus companheiros de clube, medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, nesta quarta-feira (26.10), às 11h30, na sede da Gávea, no Rio de Janeiro. Cielo voltou do México com quatro medalhas de ouro, ganhas nas suas provas individuais, os 50m e os 100m livre, e com os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley. Patrícia, que trabalha no fortalecimento da natação do Flamengo e do Rio, recebe os medalhistas do clube que ajudaram o Brasil a subir no quadro de medalhas.

Participam do encontro com Patricia e a imprensa todos os nadadores do Flamengo que representaram o Brasil no Pan: Cesar Cielo, Leonardo de Deus (ouro nos 200m borboleta e prata no 4x200m livre), André Schultz (prata no 4x100m livre), Nicholas Santos (ouro no 4x100m livre), Henrique Rodrigues (bronze nos 200m medley), Joanna Maranhão (prata nos 400m medley e nos 4x200m livre, bronze nos 400m livre e nos 200m medley) e Tales Cerdeira.

O próximo compromisso do grupo com o Flamengo será a disputa do XXI Campeonato Brasileiro Sênior de Natação - Troféu Prof. Daltely Guimarães e VII Torneio Open Correios/CBDA de Natação, de 14 a 18 de dezembro, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio.

Coletiva no Flamengo
Local: sede da Gávea (Av. Borges de Medeiros, 997), Auditório Rogério Steinberg, 2º andar
Data: 26.10.2011
Hora: 11h30









O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo e seus companheiros de Flamengo, que trouxeram medalhas para o Brasil dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, foram recebidos pela presidente Patricia Amorim nesta quarta-feira (26.10), na sede da Gávea. Junto com Cielo - que trouxe quatro ouros - os nadadores Leonardo de Deus, Henrique Rodrigues e Joanna Maranhão foram mostrar as medalhas para Patricia e a nação Rubro-Negra.


"É uma honra para o Flamengo receber parte da equipe de natação que foi ao Pan e conquistou um número tão significativo de medalhas. Vocês, atletas, encheram de orgulho não só a nação rubro-negra, mas todo o povo brasileiro. Fico muito satisfeita de ver que o nosso investimento vem rendendo frutos. Nesse momento, nós só temos a agradecer. Não é fácil um clube de futebol ter um investimento grande em natação. Algumas pessoas falam que o investimento é um 'devaneio olímpico'. Mas quando vemos resultados assim, temos a sensação de dever cumprido", afirmou a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, que recebeu os medalhistas pan-americanos na Gávea.


Cielo observou que as vitórias da natação em Guadalajara vêm de um trabalho feito desde 2006 e depois, no Pan de 2007, com as conquistas do Thiago Pereira. "Passamos alguns anos com resultados pobres, mas isso foi uma transição, uma mudança de gerações. Hoje, os nadadores estão acreditando mais em virar profissionais, estão vendo que as conquistas são possíveis. Se eu ganhei, os outros podem ganhar também, todos estão acreditando mais. Temos um staff muito bom, com bons técnicos e uma boa estrutura, e isso tem tudo para continuar até 2016", afirmou.


Questionado sobre o tempo de 21s30 que queria fazer nos 50m livre não sair no Pan (levou o ouro com 21s58, recorde pan-americano), Cielo disse que não havia fixado uma marca para alcançar. "Nunca falei isso, não, apesar de não estar muito longe do que eu queria. Foi o Albertinho que ficou empolgado e colocou esse tempo. A prova foi boa, mas ao mesmo tempo não foi tão boa. Não tive uma saída tão boa, mas tem uma janela importante para eu melhorar até a Olimpíada. Temos um tempo ainda para construir um treinamento. Acho que no final de fevereiro, começo de março, já vou estar em forma de novo. A partir do dia 2 de janeiro volto aos treinos. O sonho agora é conquistar o bi olímpico. Com certeza vou fazer o melhor que eu puder e vou treinar muito para conquistar os melhores resultados da minha vida."


Sobre a organização do Pan Cielo observou que o Brasil soube conduzir muito bem os problemas que encontrou. "Acho que nosso período de aclimatação em San Luis Potosí ajudou muito, uniu o grupo. Saímos de lá muito focados e ficamos juntos até o fim da competição. Em todas as provas, contamos com a torcida dos outros nadadores do Brasil nas arquibancadas e isso foi o mais importante. Se tinha problemas para um, tinha para todo mundo."


Touca do Leo

A primeira medalha de Leo de Deus em Guadalajara veio na segunda-feira (17.10), nos 200m borboleta, depois de momentos de muita tensão. O nadador venceu a prova na piscina, com clara superioridade sobre os adversários, mas foi desqualificado porque, segundo os organizadores, sua touca, com a marca de um patrocinador, seria irregular. Depois, a organização voltou atrás e confirmou o ouro para o brasileiro. Os jornalistas quiseram saber o que passou na cabeça de Leo antes de saber que tinha sua medalha de volta. "Passou toda a minha carreira, tudo que eu abdiquei para chegar até aquele momento, todos os treinos... Foi uma explosão de sentimentos, que fica até difícil de falar. Eu fiquei feliz, triste, feliz de novo, costumo dizer que eu ganhei dois ouros: ganhei, perdi e depois ganhei de novo (risos). Fiquei muito feliz pelo fair play dos outros atletas, deles saberem que eu estava sendo injustiçado. Muito bom estar competindo ao lado de atletas assim", resumiu Leo.


Também estreante em Pan-Americano, assim como Leo de Deus, Henrique Rodrigues (medalha de bronze nos 200m medley e ouro no revezamento 4x100m livre – nadou as eliminatórias) definiu como bom o seu resultado. "Estava voltando de uma lesão, um mês parado e conquistei duas medalhas, então foi positivo. Agora meu foco é total nas olimpíadas."


Camisa do Flamengo no Pan

Cielo agradeceu a recepção da presidente Patricia Amorim, que foi nadadora e defendeu o Brasil, e disse que representar o Flamengo "não é como nadar em um clube pequeno". É um clube que tem história na natação. "Estamos fazendo parte de um projeto de resgate da natação do clube, um projeto que terá continuidade. Nadar no Flamengo é especial, é muito bom chegar nas competições e encontrar uma faixa de torcida organizada."


Cielo contou que em Guadalajara, as pessoas paravam sua mãe, Flávia, nas ruas
para saber do clube, porque ela estava usando a camisa do Flamengo. "O clube é muito forte e fazer parte desse resgate é uma sensação muito boa. Estamos respondendo na água esse investimento e queremos continuar a fazer nosso melhor. Ano que vem, acho que vamos brigar pelo título no Troféu Brasil."


Leonardo de Deus acrescentou que o investimento de clubes como o Flamengo dão grande visibilidade para a natação. "Isso pode aumentar muito a prática do esporte. As crianças vêem os ídolos e querem praticar e isso é muito bom."


Patricia observou que não tem como medir o valor que os nadadores trazem para a marca, mas o clube tem se diferenciado por apostar em outros esportes. "Acho que o Flamengo, hoje, é diferenciado por investir nos esportes olímpicos", afirmou a mandatária rubro-negra.


Outra que optou pela natação do Flamengo na temporada foi Joanna Maranhão. "Estou muito feliz em voltar a treinar com a Rose e trabalhando muito, não só a parte física como a mental. Não tinha cabeça para lidar com algumas coisas. Eu tinha 17 anos e conquistei a vaga olímpica, não tinha noção e nem cabeça para enfrentar a pressão que viria com isso. Hoje tenho maturidade e renasci em um clube ótimo, grande. Tenho certeza que vou ser muito feliz aqui e sou muito grata pelo Flamengo ter me recebido tão bem", disse Joanna







Cesar Cielo, que quebrou o próprio recorde e conquistou o título de bicampeão nos 50m livre, ontem, fechou o revezamento 4x100m medley, última prova da programação da natação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, e garantiu sua quarta medalha de ouro na competição. O quarteto, formado por Guilherme Guido, Felipe França, Gabriel Mangabeira e Cesar Cilelo, fez o tempo de 3m34s58 e subiu no lugar mais alto do pódio.

Com mais essa medalha, a natação do Flamengo encerra sua participação com um total de cinco medalhas de ouro (100m livre – Cesar Cielo -, revezamento 4x100m livre – Cesar Cielo, Nicholas Santos e Henrique Rodrigues -, 200m borboleta – Leonardo de Deus -, 50m livre – Cesar Cielo e revezamento 4x100m medley); três de prata (400m medley e revezamento 4x200m livre – Joanna Maranhão, revezamento 4x200m livre – André Schultz e Leonardo de Deus) e duas de bronze (200m medley – Joanna Maranhão, 200m medley – Henrique Rodrigues).

Guido foi o primeiro a entrar na água e fez um bom trabalho ao entregar em segundo para França, que recolocou o Brasil na liderança e deu de bandeja para Mangabeira, que sustentou com folga a primeira colocação. Cielo foi o último nadador a entrar em cena. Confiante, o nadador do Flamengo ampliou a vantagem sobre os Estados Unidos, que ficaram em segundo lugar, assegurou mais um ouro para o Brasil e para o Flamengo.

"Acho que foi melhor do que esperávamos. Vou entrar de feras tranquilo e com dor, mas são esses momentos que fazem valer à pena. Agora é Olimpíada e a vontade só aumenta. Aviso aos adversários: vai ser difícil tirar meus títulos. Mas é isso, agora é pensar nas Olimpíadas", disse Cielo.

Nos 200m costas, Leonardo de Deus, que também assegurou medalha de ouro nos 200m borboleta, acabou ficando fora do pódio da final dos 200m costas. O rubro-negro, que fez o tempo de 2m03s28, se esforçou, mas não conseguiu fazer uma boa prova e terminou e quinto lugar. Leo de Deus já tem índice para os Jogos de Londres nos 200 m borboleta e nos 200 m costas. O bom desempenho no Mundial de Xangai, em julho, deu ao nadador a chance de disputar sua primeira Olimpíada, nadando as provas que são sua especialidade.








Leonardo de Deus assegurou sua presença em mais uma final válida pelos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara ao fazer o tempo de 2m05s12, o quinto melhor tempo da fase eliminatória dos 200m costas, realizada no começo da tarde dessa sexta-feira (21.10), último dia de disputas da natação brasileira pelos Jogos de 2011.

Leo, que nadou na raia 5 da segunda série, largou muito bem, manteve um bom ritmo nas braçadas e ficou entre os três primeiros. O rubro-negro chegou a cair para o quarto lugar nos 50m finais, mas se recuperou a tempo de garantir o terceiro tempo em sua bateria.

"Foi tranquilo, nadei bem para me classificar. À tarde, vai ser bem mais forte e quanto mais eu me poupar, melhor. Sempre que a gente cai na água, entra para ganhar. Vai dar tudo certo agora à tarde (noite pelo horário de Brasília). Vem surpresa por aí", adiantou o rubro-negro, estreante em Pans.

O revezamento 4x100m medley não teve a participação de rubro-negros na fase eliminatória. O Brasil ficou com o segundo melhor tempo (3m47s28) e está confirmado na final de hoje à noite. O quarteto ganhará um reforço de peso na decisão: a presença de Cesar Cielo, bicampeão pan-americano nos 50m livre. O revezamento 4x100m medley fecha o programa de provas da natação nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, 2011.








Cesar Cielo não precisa provar mais nada ao mundo. O velocista, bicampeão mundial e campeão olímpico, quebrou o próprio recorde na noite dessa quinta-feira (20.10), na piscina do Parque Aquático de Guadalajara. Agora, Cesar Cielo também acumula o título de bicampeão pan-americano nos 50m livre, sua prova favorita. Cielo voou e não deu chance aos adversários, incluindo seu companheiro de seleção brasileira, Bruno Fratus, que ficou com a prata.

O nadador do Flamengo liderou com folga a prova mais rápida das competições e não poupou esforços para assegurar seu terceiro ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011. Cielo fez a marca de 21s58 e bateu seu próprio recorde pan-americano, que era de 21s84, obtido na edição do Rio, em 2007.

"Estou satisfeito. Achei que fosse nadar um pouco mais rápido, mas o finalzinho pesou, tive que dar uma respirada e acabou pesando. Estou contente com o tempo e agora é pensar no revezamento de amanhã e comemorar a medalha de ouro. Vou concentrar para as outras provas porque esse tempo pode melhorar", disse Cesão, que vai integrar a equipe do revezamento 4x100m medley dessa sexta-feira.

Até agora, a natação do Flamengo já assegurou quatro medalhas de ouro (100m livre – Cesar Cielo -, revezamento 4x100m livre – Cesar Cielo, Nicholas Santos e Henrique Rodrigues -, 200m borboleta – Leonardo de Deus -, 50m livre – Cesar Cielo); três de prata (400m medley e revezamento 4x200m livre – Joanna Maranhão, revezamento 4x200m livre – André Schultz e Leonardo de Deus) e duas de bronze (200m medley – Joanna Maranhão, 200m medley – Henrique Rodrigues).

No quadro geral, os atletas do Flamengo conquistaram um total de12 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Somente na natação, os rubro-negros subiram ao pódio nove vezes. O remo fez bonito com a medalha de prata de Fabiana Beltrame no single sikiff peso-leve e com os dois ouros conquistados pelos irmãos argentinos Santiago e Sebastian Fernandez (4 Sem e Four Skiff).










Nadando na raia 4 e bem descontraído, o velocista Cesar Cielo, bicampeão mundial e campeão olímpico, não precisou se esforçar para assegurar presença na final dos 50m livre, prova em que é especialista. Com o tempo de 22s17, Cielo não surpreendeu os adversários e foi o mais rápido na eliminatória da tarde dessa quinta-feira, sexto dia de disputas da natação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Por alguns instantes, Cesar Cielo viu seu recorde ser quebrado, mas não se deixou abater e usou toda sua garra, experiência e técnica para nadar a eliminatória dos 50m livre.

O motivo do susto se deu por conta de uma falha no cronometro do placar, que acusou Bratt Fraser, das Ilhas Cayman, como detentor do novo recorde Pan-Americano, com 21s42. Após a segunda série, o superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, reclamou junto aos organizadores e a marca foi revista. O tempo real do atleta das Ilhas Caymam foi corrigido para 22s73. Com isso, o recorde pan-americano, que é de 21s84 continua sendo de Cesar Cielo.

"Eu vi que teve erro no placar, mas foi bom para dar uma adrenalina a mais. Até brinquei com o pessoal que eu ia ter que nadar para 19s. Agora é pensar na final de hoje à noite e esperar que não dê problema novamente. Acho que temos grandes chances de dobradinha (referindo-se a Bruno Fratus, que ficou em terceiro, com 22s44). Prender o ar na altitude é complicado, mas as chances de pódio são grandes", revelou Cielo.










Uma lesão no dedo esquerdo antecipou a despedida da rubro-negra Joanna Maranhão nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Após disputar cinco finais e assegurar três medalhas, duas de prata (400m medley e revezamento 4x200m livre) e uma de bronze (200m medley), Joanna se despede do Parque Aquático Scotiabank com a sensação de dever cumprido.

"Saldo positivo, apesar da entorse do dedo: bronze nos 200m medley e prata no 4x200m. Fim do Pan de Guadalajara para mim. Obrigada a todos pela torcida. Ainda há muito pra ser feito", declarou a nadadora do Flamengo, que passa a se dedicar ao tratamento no dedo para voltar a treinar visando as Olimpíadas de 2012.

Por conta da lesão, Joanna optou em não disputar a eliminatória dos 200m costas, hoje. Com isso, a equipe de natação do Flamengo fica desfalcada e as chances de medalha reduzida.









Três rubro-negros avançaram para mais uma noite de finais válidas pelos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Joanna Maranhão, Henrique Rodrigues e Leonardo de Deus conseguiram bons resultados e se classificaram para as finais dos 200m borboleta, 200m medley e revezamento 4x200m livre, respectivamente.

Joanna, que está fazendo uma verdadeira maratona de provas (já disputou os 400m medley, onde conquistou a prata, os 400m livre, prova que acabou ficando sem medalha, os 200m livre, com o bronze, e o revezamento 4x200m livre), ficou primeiro lugar na primeira bateria do dia nos 200m borboleta, com o tempo de 2m14s03, o quarto melhor no geral.

"Procurei nadar tranquila, administrando um pouco. São muitas provas, então, segundo lugar é muito bom. Agora é descansar e recuperar as forças para mais tarde", disse Joanna.


Henrique Rodrigues, que estreou no Pan ao integrar o revezamento 4x100m na fase eliminatória, garantiu presença na final de logo mais nos 200m medley. O rubro-negro fez uma excelente prova, chegou a abrir três centésimos de segundo, colocou um corpo inteiro de vantagem sobre os adversários e assegurou a primeira colocação na série, com 2m04s88.

"Prova tranquila. Venho de uma lesão no ombro, fiquei quase um mês sem treinar, mas estou confiante. Minha meta é garantir uma medalha na final", revelou Rodrigues.

Leonardo de Deus foi o último rubro-negro a entrar na água do Parque Aquático de Guadalajara, na tarde dessa quarta-feira. O nadador do Flamengo, de apenas 20 anos, fechou o revezamento 4x200m livre e segurou a segunda colocação brasileira até o final de seus 200 metros.









A noite de terça-feira foi de mais medalhas para a natação rubro-negra nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Joanna Maranhão encarou uma briga forte para conquistar a medalha de bronze na final dos 200m medley e ainda ajudou ao Brasil a assegurar a prata no revezamento 4x200m livre. Joanna é a única mulher na delegação da natação do Flamengo, que já soma três medalhas de ouro (100m livre – Cesar Cielo -, revezamento 4x100m livre – Cesar Cielo, Nicholas Santos e Henrique Rodrigues -, 200m borboleta – Leonardo de Deus); duas de prata (400m medley e revezamento 4x200m livre – Joanna Maranhão) e uma de bronze (200m medley – Joanna Maranhão).

A rubro-negra largou bem na final dos 200m medley, chegou a liderar a prova, mas acabou caindo de rendimento no nado peito e foi parar na terceira colocação. Buscou reação nos 50 metros finais, no estilo livre, e acabou garantindo o bronze, com o tempo 2m15s08. Foi a segunda medalha de Joanna no Pan de Guadalajara. No primeiro dia de disputa da natação, a atleta do Flamengo conquistou a prata nos 400m medley. Joanna não mediu esforços para assegurar sua segunda medalha e saiu da piscina sentindo dor no dedo. – "Bati tão forte na borda que acho que quebrei o dedo. Está até inchado. Vi a americana e a jamaicana na minha frente, então pensei que deveria estar brigando pelo bronze", contou Joanna.

A rubro-negra ainda teve fôlego para abrir o revezamento 4x200m livre, que mostrou garra e espírito de união. O quarteto brasileiro conquistou a prata, com 8m09s89. – "Foi uma noite feliz. Agora é descansar porque tem mais provas pela frente. A equipe está muito unida, a junção da juventude com a experiência deu certo", disse a atleta do Flamengo antes de ir para a cerimônia de pódio.

Estreando no quarto dia de competição da natação brasileira em Guadalajara, Tales Cerdeira nadou bem a final dos 200m peito, mas não rendeu o suficiente para garantir medalha. Acabou em quinto lugar, com o tempo de 2m17s84. André Schultz sofreu com os efeitos da altitude local e não fez uma boa prova na final B dos 200m livre. O atleta do Flamengo acabou ficando para trás e terminou em sétimo lugar (1m50s04).









O Flamengo terá três representantes em ação no Parque Aquático de Guadalajara na noite dessa terça-feira (18.10). Joanna Maranhão, André Schultz e Tales Cerdeira conseguiram classificação para as finais dos 200m medley, 200m livre e 200m peito, respectivamente.

Após conquistar a primeira medalha para o Flamengo nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara – prata nos 400m medley – e bater na trave na final dos 400m livre, com o quarto lugar, Joanna Maranhão garantiu presença na final dos 200m medley ao fazer o tempo de 2m19s71, o terceiro melhor no geral. A rubro-negra é uma das favoritas ao ouro nesse quarto dia de disputas para a natação brasileira.

"Procurei imprimir uma parcial, tática de jogo para enganar as adversárias. Vim pronta para isso, e quanto mais provas eu disputar, melhor", confessou Joanna.

André Schultz, que disputou a eliminatória dos 200m livre, avançou para a final de logo mais com o sexto tempo, 1m50s96. O rubro-negro mostrou bom desempenho ao chegar em segundo lugar em sua série.

O outro rubro-negro que garantiu presença na piscina hoje a noite foi Tales Cerdeira. Com 2m20s30, o atleta do Flamengo fez o sétimo tempo e também é esperança de medalha para o Flamengo. As finais estão previstas para as 22h (horário de Brasília).










A natação rubro-negra conquistou sua terceira medalha de ouro no Pan de Guadalajara, na noite dessa segunda-feira (17.10), com Leonardo de Deus nadando a final dos 200m borboleta. O nadador do Flamengo, de apenas 20 anos, que está estreando em Pan-Americanos, conquistou o ouro ao fazer o tempo de 1m57s92 e ignorar os efeitos da altitude local. Com a conquista de Leonardo, o Flamengo já soma três ouros (100m livre, revezamento 4x100m livre e 200m borboleta) e uma prata (400m medley) nos Jogos de 2011.

Leo mostrou gana de vencer e se manteve no bolo dos primeiros colocados nos 50 primeiros metros. Logo ganhou espaço, virou em primeiro lugar e passou a liderar a prova, surpreendendo a todos os adversários, incluindo Kaio Márcio, um dos favoritos ao ouro e que acabou ficando com o bronze.

"Estou muito feliz e quero agradecer a minha equipe e família. É o meu primeiro Pan. Venho de um resultado muito bom no Mundial e só tenho a agradecer. É uma experiência incrível conquistar o ouro no meu primeiro Pan-Americano", disse Leonardo de Deus, muito emocionado.

Joanna Maranhão, especialista no estilo medley, acabou não rendendo o suficiente para assegurar uma medalha na final dos 400m livre e acabou em quarto lugar.

Contratempo:
Após vencer a final dos 200m borboleta, a organização dos Jogos de Guadalajara decidiu por desclassificar Leonardo de Deus pelo uso indevido de um patrocínio na touca do atleta, ato protestado imediatamente pela comissão técnica brasileira e pelos outros nadadores, Daniel Lawrence Madwed e Kaio Márcio, prata e bronze respectivamente, que se recusaram a subir no pódio. A decisão foi reavaliada pelos membros da organização que oficializou a medalha de ouro do rubro-negro.








A altitude não tem dado trabalho aos rubro-negros que estão disputando os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Nas eliminatórias do 400m livre e 200m borboleta, Joanna Maranhão e Leonardo de Deus, respectivamente, conquistaram excelentes resultados e garantiram presença nas finais de hoje à noite.

Apesar de não ser sua especialidade, Joanna Maranhão obteve o sexto melhor tempo no geral na eliminatória dos 400m livre ao fazer 4m18s65. Na sua série, ficou com o quarto lugar.

"Eu sabia que essa prova ia ser muito difícil de entrar. Tirando as duas americanas e a venezuelana, todo mundo estava muito emparelhado. Então, achei que se eu ficasse em segundo ou terceiro na série daria. Mas eu não vi que a Cecília (Biagioli, da Argentina) estava junto com as meninas, achei que estava atrás de mim. Foi vacilo. Mas essa era minha última opção de prova. Não sabia nem se eu ia disputá-la ou não – lamentou Joanna, que já conquistou uma prata nos 400m medley.

Já Leonardo de Deus, que fez sua estreia na piscina de Guadalajara hoje, mostrou que está em boa forma e que pode surpreender os adversários. O rubro-negro liderou os 50 primeiros metros da eliminatória dos 200m borboleta, chegou a perder força, mas reagiu a tempo de garantir o primeiro lugar em sua série, com 2m00s99, o terceiro melhor tempo no geral.

"Foi a minha primeira queda na água. Foi bom para ver como estou, sentir a competição. Eu senti um pouquinho a altitude, mas é normal, até porque era minha primeira prova. Foi um resultado bom para uma estreia. A gente trabalha muito, mas para conseguir o ouro tem que contar com a sorte também", comentou Leo.









Cesar Cielo provou que é o melhor nadador brasileiro de todos os tempos ao conquistar duas medalhas para o Brasil ao vencer duas finais, 100m livre e revezamento 4x100m livre. Com isso, o Flamengo já soma três medalhas no quadro geral dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara: dois ouros e a prata de Joanna Maranhão nos 400m medley.

Cielo confirmou seu favoritismo na noite desse domingo (16.10) ao bater o próprio recorde e conquistar o título de bicampeão pan-americano nos 100m livre. O nadador do Flamengo fez a marca de 47s84 e assegurou a medalha de ouro, a segunda da natação e a terceira do Brasil nos Jogos de 2011. Atleta do Flamengo, Cielo foi o mais rápido e se manteve a frente dos adversários que chegaram perto, mas o nadador utilizou toda sua garra e técnica para cravar de vez seu nome na história do Brasil em Jogos Pan-Americanos.

"Estou morto. Nossa, no final doeu bastante. Um ano para entrar na minha vida. Fui do ponto mais baixo para o mais alto. O tempo que eu fiz nessa altitude só mostrou que recuperei minhas forças depois do golpe que sofri no meio do ano e estou contente de nadar essa prova de novo", disse o rubro-negro, ainda recuperando o fôlego após sair da piscina.

Revezamento 4x100m livre:

Após conquistar o ouro individual nos 100m livre, Cesar Cielo retornou à piscina para integrar o revezamento 4x100m livre, que bateu novo recorde de campeonato com o tempo de 3m14s65. Dessa vez, o quarteto brasileiro foi representado por Bruno Fratus, Nicholas Santos, Cesar Cielo e Nicolas Oliveira.

Fratus abriu a prova, logo se colocou entre os primeiros colocados e entregou para o rubro-negro Nicholas Santos em primeiro lugar. Nicholas manteve a liderança e colocou meio corpo de vantagem sobre o atleta dos Estados Unidos que ficou no encalço da equipe brasileira. Cielo foi o terceiro brasileiro a entrar na água, impôs seu ritmo, administrou bem as braçadas e entregou para Nicolas Oliveira com uma vantagem ainda maior.

"Foi excelente. O Bruno abriu a prova muito bem, o Cesão tinha acabado de nadar os 100m livre, mas foi muito bom, deu tudo certo", disse ofegante Nicholas Santos.

Para Cielo, sempre com o sorriso no rosto apesar da exaustão após a disputa do revezamento, o espírito de união do grupo prevaleceu. "Ganhar é sempre muito bom, mas ganhar com os amigos é melhor ainda. Revezamento é isso, é tirar um pouquinho para os companheiros. Mais dois ouros e, se Deus quiser, tentar trazer mais ouros para o Brasil", disse o bicampeão pan-americano.











Cesar Cielo mostrou que nem a altitude é sua adversária nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. No segundo dia de competição para a natação brasileira, o rubro-negro Cesar Cielo, que nadou na raia 4 da terceira série dos 100m livre, liderou a prova do início ao fim e ainda "segurou" para se poupar para a final de logo mais. Com o tempo de 48s89, Cielo foi o único a nadar abaixo dos 49 segundos e garantiu sua participação na grande final.

Cielo entrou na água e abriu meio corpo de vantagem sobre os adversários, mostrando que não seria fácil a missão de derrubá-lo. Apesar disso, o nadador ficou com o melhor tempo e foi poupado de disputar a eliminatória do revezamento 4x100m livre. O Brasil foi representado por outros dois rubro-negros: Nicholas Santos e Henrique Rodrigues. Porém, Cesar Cielo garantiu presença na final da noite de hoje.

"Dei uma segurada no finalzinho, mas foi melhor do que eu esperava. Deu para superar o principal adversário que é a altitude. Agora é manter esse recorde de campeonato que é meu e garantir o ouro. Tem uma molecada louca para ganhar de mim e tenho que ficar esperto", disse o nadador, que contou com a torcida da família na arquibancada. Flávia e Fernanda, mãe e irmã de Cielo, ambas com a camisa do Flamengo, engrossaram a torcida.

Revezamento 4x100m livre:
Sem contar com Cesar Cielo, o Brasil foi representado por Gabriel Mangabeira, Henrique Rodrigues, Thiago Pereira e Nicholas Santos. Mangabeira abriu o revezamento com um bom ritmo e colocou o Brasil na segunda colocação. Passou para o rubro-negro Henrique Rodrigues, que manteve o nível e frequência de braçadas, atrás apenas dos Estados Unidos. Thiago foi o terceiro a entrar na água e entregou para Nicholas Santos, do Flamengo, que fechou a prova em grande estilo para o Brasil que ficou com o segundo melhor tempo na eliminatória.








Foto: Leandra Benjamin / Fla Imagem

A nadadora Joanna Maranhão assegurou a primeira medalha do Flamengo nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, na noite desse sábado (15.10), primeiro dia de competição para a natação brasileira. Bastante concentrada, confiante e sete quilos mais magra, Joanna voou na final dos 400m medley, fez o tempo de 4m46s33 e garantiu a prata.

Nadando no estilo borboleta, a rubro-negra disparou na frente e chegou a abrir ampla vantagem sobre as adversárias nos primeiros 100 metros de prova. Acabou caindo de rendimento no peito e se deixou ultrapassar por duas norte-americanas. Na raça, Joanna reagiu nos 100m finais e virou em segundo lugar, atrás apenas de Julia Elizabeth Smit, dos Estados Unidos, com 4m46s15. O bronze ficou para a também americana Allysa Mary Vavra (4m48s50).

Feliz com o seu retorno à prova que a consagrou, Joanna Maranhão ficou satisfeita com sua estreia no Pan de Guadalajara. "Meu coração está saindo pela boca. Foi demais, mas ainda tem mais e preciso estar preparada", comemorou a nadadora do Flamengo.

Já com a medalha de prata no peito e muito emocionada, completou: "Não gosto de me fazer de vítima, mas só eu sei o que eu passei e o quão difícil é disputar essa prova. Quase desisti, mas recebi muito apoio de todos e, se Deus quiser é continuar treinando, evoluindo e me superando a cada dia".

Na fase eliminatória, disputada na parte da tarde, a rubro-negra ficou em primeiro lugar na sua série, com 4m54s51, o terceiro melhor tempo.









Detentor dos títulos nos 50m e 100m livre, obtidos no Pan do Rio, em 2007, Cesar Cielo chega a Guadalajara, no México, disposto a defender suas marcas e a conquistar mais medalhas para o Brasil e para o Flamengo nos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley, respectivamente, ouro e prata na última edição dos Jogos.

Cielo, hoje com 24 anos, disse que está bem e confiante e que gosta do convívio com atletas de outros esportes. - "Eu me vejo muito mais profissional. A natação é o meu trabalho e vivo isso 24 horas por dia. Várias coisas fazem parte", disse o campeão olímpico e mundial, sem deixar de frisar que a medalha é o mais importante. - "Quero defender os meus dois títulos, ajudar o Brasil a recuperar o ouro no revezamento 4x100m medley e a manter o título no 4x100m livre. Vamos torcer para eu conseguir o meu melhor tempo do ano nos 50m livre."

A estreia de Cesar Cielo no Pan de Guadalajara será no domingo, dia 16, nas eliminatórias dos 100m e do revezamento 4x100m livre, pela manhã (10 às 12h). As finais estão marcadas para o mesmo dia, à noite (19h às 21h).

A delegação brasileira, que conta com sete atletas do Flamengo, deixa o centro de treinamento de La Loma, em San Luis Potosi (MEX), em direção a Guadalajara, nesta quarta-feira (12.10) pela manhã, em dois ônibus especiais por não haver voo direto para a cidade sede dos Jogos Pan-Americanos.









A equipe de natação do Flamengo, que é formada por sete atletas, incluindo o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo, embarcou para San Luís Potosi, no México, nesta terça-feira (4.10), para uma fase de adaptação à altitude - a cidade está a 1.900m acima do nível do mar - no centro de treinamento La Loma. É a última fase de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. As disputas da natação serão realizadas entre os dias 15 e 21 de outubro.

Para Cielo, que embarcou disposto a defender seus títulos conquistados no Pan do Rio/2007, nos 50m e 100m livre, a altitude será um adversário a parte.

"Vai ser interessante chegar um pouquinho mais cedo para sentir a altitude nas situações do dia a dia. Será bom para aumentar a nossa sensibilidade e chegarmos à competição um pouco mais confortáveis. Eu, pessoalmente, não sei nem o que esperar porque será a primeira vez que vou para a altitude com um tempo maior. Não tirei férias depois do Mundial, mas estou bem preparado, bem treinado, em boa forma física. Achar aquela motivação mental vai ser um pouco mais complicado. É vencer esse medo da altitude antes de a competição começar, tentar se acostumar. É tentar fazer os melhores tempos do ano para entrar em férias e depois começar a pensar na Olimpíada", avaliou o rubro-negro, que ainda irá disputar os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley em Guadalajara.

"A primeira vez que competi em altitude foi em 2006, num Sul-Americano, e sofri bastante. Essa coisa de chegar em cima da hora ou bem antes para se adaptar varia de pessoa para pessoa. Lembro que pesou para mim. Nadei na época os 100m livre para 50s. Uma hora depois fui para o revezamento e aumentei meu tempo em dois segundos. Senti cansaço. Quero ver como vou reagir", completou.

Cielo quer repetir os dois ouros que conquistou no Rio, em 2007, e fazer, em Guadalajara, tempo parecido nos 50m livre aos 21s52 da conquista do bicampeonato mundial, em Xangai, em agosto. "É difícil falar sobre tempo agora porque a temporada não foi feita para o Pan, mas acho que estou em condições físicas melhores do que no Mundial".








O Clube de Regatas do Flamengo, que está mantendo mais viva do que nunca a sua tradição nos esportes olímpicos, terá um total de 31 atletas e 10 profissionais nas comissões técnicas brasileiras atuando nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. A competição será realizada entre os dias 14 e 30 de outubro e contará com mais de 40 modalidades em ação. O Rubro-Negro será representado em nove esportes e tem reais chances de medalhas, como na natação, ginástica e no remo, modalidades que contam com campeões mundiais.

Para edição de 2011, o Flamengo ganhou um aumento significativo de 54% em relação à última edição dos Jogos, realizada no Rio de Janeiro, em 2007. Na ocasião, o clube contou com 21 atletas convocados e cinco membros nas comissões técnicas. No Pan do Rio, os rubro-negros conquistaram 10 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e quatro de bronze.

"O trabalho desta gestão tem justamente este compromisso, resgatar a força do Flamengo no cenário esportivo brasileiro e mundial. Sempre fomos celeiro de craques e estamos buscando, novamente, ser a base das seleções brasileiras nas modalidades que praticamos. O Pan de Guadalajara já é o começo para chegarmos ainda mais fortes nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem", afirmou a vice-presidente de esportes olímpicos, Cristina Callou.

Sonhos, garra, conquistas, emoção e muito suor. Todas as atenções estarão voltadas para os 16 dias de disputas que envolvem as principais seleções das Américas. Durante o Pan de Guadalajara, vagas diretas estarão em disputa para Londres em algumas modalidades, como triatlo, handebol, saltos ornamentais, nado sincronizado, polo aquático, tênis, tênis de mesa, canoagem e tiro esportivo.

No judô, hipismo, natação e atletismo, as provas contarão para o ranking internacional ou para obtenção de índices que garantem vagas para os Jogos de Londres, em 2012. Ao todo, o Brasil disputará cerca de 100 vagas olímpicas durante os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

A Natação do Flamengo será um dos pontos fortes. Sob o comando de Cesar Cielo, campeão olímpico, bicampeão mundial e recordista mundial nos 50m livre, a equipe rubro-negra é formada por boa parte da elite da natação brasileira. Além de Cielo, o Flamengo conta com atletas experientes e revelações que são apontadas como o futuro da modalidade. A delegação rubro-negra será formada por Joanna Maranhão, Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Rodrigues, Leonardo de Deus, André Schultz e Tales Cerdeira, e pelo técnico Marco Veiga. Os nadadores entram em cena a partir do dia 15, com término no dia 21 de outubro.

No Remo, Fabiana Beltrame, a atual campeã mundial de single skiff, embarcou no dia 25 de setembro, juntamente com o técnico Marcos Amorim e o médico Roberto Nahon. Fabiana é uma das maiores esperanças de medalhas, uma vez que se encontra na melhor fase da sua carreira esportiva após as conquistas inéditas de dois ouros: Copa do Mundo de Hamburgo e Mundial da Eslovênia, respectivamente.

A Canoagem, a caçula das modalidades rubro-negras, que foi inserida recentemente na sede náutica do Flamengo, também é uma das esperanças de pódio. Os canoístas Nivalter Santos, Ronilson Matias, Erlon de Souza e Wladimir Moreno, além do técnico Pedro Sena, serão os rubro-negros em ação pela seleção brasileira. O Pan de Guadalajara será a última chance de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Londres – 2012. A delegação do Flamengo embarcou no dia 29 para o processo de aclimatação. As disputas da canoagem serão entre os dias 26 e 29 de outubro.

O Judô terá dois representantes, sendo um deles com experiência de sobra. Rosicléia Campos, a técnica da seleção feminina que tem alcançado resultados expressivos, como o bronze conquistado por Ketleyn Quadros nos Jogos Olímpicos de Pequim. No tatame, o Flamengo terá a garra da jovem Katherine Campos, da categoria de peso até 63kg, e estreante em Pan-Americanos. As disputas do judô serão entre os dias 26 e 29 de outubro.

A Ginástica Artística é uma das modalidades com reais chances de medalhas, já que conta com o bicampeão mundial de solo Diego Hypolito. Na última edição do Pan, no Rio de Janeiro, os rubro-negros Diego e Jade Barbosa foram os responsáveis pelos três ouros conquistados pela seleção brasileira. A modalidade será representada esse ano por Diego Hypolito, Sergio Sasaki e Petrix Barbosa, na seleção masculina, e Daniele Hypolito, Jade Barbosa e Priscila Cobello, na feminina. Eles terão os comandos técnicos de Renato Araújo e Ricardo Pereira. O período de competição será de 24 a 28 de outubro.

O Nado Sincronizado do Flamengo, que sempre se fez presente na seleção brasileira também assegurou vaga para o Pan de Guadalajara. A equipe brasileira terá o comando das técnicas rubro-negras Roberta Perillier e Maura Xavier e contará com o carisma, charme e desenvoltura de Lorena Molinos, Giovana Stephan, Maria Eduarda Werneck, Joseane Martins e Jéssica Noutel se apresentando em provas por equipe - Rotina livre: "A Era Robótica e Rotina técnica: "Forró". As disputas serão realizadas de 18 a 21 de outubro.

O Polo Aquático rubro-negro conta com três atletas de ponta, pratas da casa e que atuam fora do país. Marina Canetti (marcadora), Manuela Canetti (goleira) e Cecília Canetti (centro), além de Tatiana Veloso, estão cotadas para serem as armas da seleção brasileira. A equipe rubro-negra, juntamente ao restante do grupo, embarcou para Los Angeles, nos Estados Unidos, no dia 25 de setembro, para um período de treinamento ainda mais intenso. As rubro-negras disputam o Pan entre os dias 23 a 29 de outubro.

O Basquete do Flamengo também assegurou presença e será representado por Marcelinho Machado. O ala-armador, de 36 anos, ídolo da torcida rubro-negra, entrará em quadra na edição de 2011 para defender a hegemonia brasileira desde que ele atua pela seleção na competição: ouro em Winnipeg (1999), Santo Domingo (2003) e no Rio de Janeiro (2007). O Brasil está no grupo "B" dos Jogos Pan-Americanos, com República Dominicana, Uruguai e Estados Unidos. As partidas do basquete masculino começam no dia 26, com a final marcada para o dia 30. O sistema de disputas será todos contra todos (dentro de cada grupo), com os dois melhores colocados de cada chave avançando para a semifinal.

O Futebol, a grande paixão nacional, terá dois rubro-negros que estão em ascensão. O goleiro César e o zagueiro Rodrigo Frauches foram convocados pela comissão técnica brasileira e farão parte da equipe que buscará o pentacampeonato no México. Essa é a terceira convocação dos rubro-negros pela seleção Brasileira em 2011. Os dois já treinam com o elenco profissional do Flamengo e fizeram parte dos grupos campeões do Mundial Sub-20 e da Copa do Mediterrâneo Sub-18, este ano.







Marco Veiga e o time masculino da natação A manhã foi atípica nessa segunda-feira (26.09), na piscina da Gávea, que recebeu a seleção brasileira de natação que irá disputar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Cesar Cielo foi, como sempre, a grande sensação do treinamento destinado a todos os integrantes da delegação nacional, que estão no Rio de Janeiro para fazer exames laboratoriais.

O campeão olímpico, bicampeão mundial e recordista mundial nos 50m livre contou com a companhia de seus parceiros de clube e de seleção: Nicholas Santos, André Schultz, Henrique Rodrigues, Leonardo de Deus e Tales Cerdeira. A única ausência entre os rubro-negros foi Joanna Maranhão.

"Agora o momento é de concentração total, foco. O importante é o treinamento, fazer um tempo bom. Tem muita gente nova, o que é legal. Vi a relação dos convocados e reparei que tem um pessoal mais novo, do júnior, e os treinos tão servindo para a gente se conhecer melhor, se enturmar o que é importante na competição", disse Cielo.

Foi o último treino com toda a equipe antes da aclimatação que será feita em La Loma, a partir do dia 5 de outubro.






Na próxima segunda-feira (26.09), o campeão olímpico, bicampeão mundial e recordista mundial dos 50m livre Cesar Cielo, acompanhado de Nicholas Santos, Henrique Rodrigues, Leonardo de Deus, André Schultz, Tales Cerdeira e Joanna Maranhão, todos atletas do Clube de Regatas do Flamengo e que integram a seleção brasileira de natação que irá disputar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, estarão treinando na piscina do Parque Aquático Fadel Fadel, na Gávea, das 10h às 12h.
Fale conosco, deixe aqui sua mensagem e iremos publicá-la.

Seu Nome
Seu Email
Título
Menssagem
Image Verification
captcha
Entre com texto da Imagem: [ Mude a Imagem ]
Powered byEMF Web Forms